FORMAÇÃO EM CONCEITO MULLIGAN

No início dos anos 80 Brian Mulligan teve seu primeiro sucesso com MWM®, o que produziu uma mudança completa na forma de abordar seus pacientes com terapia manual.

Brian estava tratando uma paciente já algum tempo, que apresentava edema em um dos dedos da mão e movimentos de flexão e extensão restritos e dolorosos após uma lesão esportiva. Em um dos tratamentos, já irritado com a não resposta da paciente às técnicas, testou novamente o glide medial e a paciente disse: “estou pior, dói muito mais”. Testou então o glide lateral e a paciente disse “agora não dói”.

Em um momento de inspiração divina e pensando fora do contexto, Brain manteve o glide, olhou fixamente para a paciente e disse lhe enfaticamente: Dobre o dedo! A paciente relutou um segundo, mas sentindo-se segura realizou o movimento de flexão, enquanto Brian mantinha o glide lateral. Houve melhora imediata no arco de movimento e não havia dor. Após algumas repetições sem dor, em apenas uma sessão a paciente apresentou arco completo de movimento para flexão e extensão.

A partir desta observação e o resultado, passou a utilizar este conceito para outras articulações desenvolvendo rapidamente a ideia da falha posicional. Paralelamente o conceito foi expandido para a coluna vertebral através da utilização dos SNAGS®. Brian afirmava que as técnicas utilizadas restauravam as falhas posicionais decorrentes de traumas e desequilíbrios musculares.