confira nossas áreas de atuação

Hidroterapia

Fisioterapia utiliza diferentes combinações de exercícios na água aquecida, tornando a utilização da piscina como um dos recursos mais famosos e utilizados por profissionais fisioterapeutas pelas suas propriedades físicas e térmicas, além de proporcionar prazer ao paciente.

RPG

É um método de avaliação e tratamento morfofuncional de reequilibração músculo-esquelética que também leva em conta os aspectos psicocomportamentais e orgânicos-viscerais, desta forma se consegue uma abordagem verdadeiramente integral ( paciente ).

Osteopatia

É um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).
A validade da osteopatia é tão concreta que é recomendada e incentivada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como prática de saúde.
Dentro da filosofia osteopática a importância dada aos processos naturais do corpo é enorme e, por esse motivo, grande parte dos conceitos osteopáticos e mesmo seus procedimentos de tratamento são pautados nos mecanismos reguladores do sistema nervoso central e autônomo.
Apenas fisioterapeutas podem ser osteopatas, desde que possuam curso de especialização na área.

Pilates

Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

Elaborado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, teve diversas influências como yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos. Pensando no princípio de “mente Sã e corpo São”, Joseph criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura.

Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente são o foco desse método.

Pilates também inventou muitas máquinas para fazer exercícios. Na criação dos aparelhos ele aproveitava partes dos amortecedores dos carros alemães, isso durante a 1ª Guerra Mundial, após o fim da guerra e com a Europa toda destruída, ele mudou-se para Nova York, onde aperfeiçoou sua técnica e suas máquinas.

DryNeedling

DryNeedling é uma Técnica de Agulhamento à Seco amplamente difundida, principalmente por fisioterapeutas, para desativação de pontos-gatilho em pacientes que apresentam a síndrome dolorosa miofascial e também em várias outras disfunções musculoesqueléticas.

Isostretching

O método Isostretching é de origem francesa e vem sendo aplicado no Brasil desde 1994.
O Isostretching consiste em uma ginástica terapêutica composta por exercícios que permitem simultaneamente alongar e fortalecer isometricamente os músculos do corpo atuando na prevenção e no tratamento das alterações osteomusculares.
Os exercícios são posturais, globais e eretos.

Benefícios

  • Possibilita correção da postura;
  • Melhora a flexibilidade/elasticidade e o alongamento da musculatura;
  • Fortalece isometricamente a musculatura;
  • Evita a incontinência urinária;
  • Melhora condição física;
  • Aumenta a conscientização corporal;
  • Melhora a circulação sanguínea e linfática;
  • Aumenta a capacidade cardiorrespiratória;
  • Diminui as tensões musculares,promovendo bem-estar e qualidade de vida.

Indicação

  • Melhora da postura corporal;
  • Encurtamentos musculares;
  • Aquisição de uma boa forma física;
  • Além disso, com o iso-stretching o corpo irá recuperar a consciência das posições corretas da coluna. As más posturas desenvolvidas durante o dia, além de problemas na coluna vertebral como, uma escoliose, por exemplo, dores no quadril, entre outras, podem acarretar dores de cabeça e dor na região do pescoço.

Maitland

O Conceito Maitland é reconhecido mundialmente como uma das mais importantes abordagens da Fisioterapia Músculo-Esquelética.

Criado pelo fisioterapeuta australiano Geoffrey Maitland na década de 60, a técnica baseia-se em observações clínicas, com uma criteriosa avaliação dos sinais e sintomas do paciente.
O tratamento, então, tem como objetivo restabelecer os movimentos articulares através de técnicas de mobilização (movimentos oscilatórios) e de manipulação (movimentos de alta velocidade).
Recuperando a mobilidade articular, a origem da dor é eliminada e o paciente experimenta o alívio dos sintomas.

Mulligan

O conceito Mulligan foi desenvolvido pelo Dr Brian Mulligan na década de 80 e trata-se de uma técnica de terapia manual que visa o reposicionamento articular.

Falhas posicionais limitam movimentos fisiológicos e causam dor, as técnicas do Conceito Mulligan foram desenvolvidas para reparar essas pequenas falhas. A terapia deve ser executada de forma indolor, se houver dor significa que a técnica não foi eficaz.
Existem várias formas de se aplicar a técnica nos diferentes segmentos corporais, devendo sempre ser executada em posições anti-gravitacionais ou em movimento.

O conceito Mulligan faz uso de técnicas que envolvem a combinação de uma mobilização articular acessória associada ao movimento fisiológico ativo. O resultado esperado é o alívio imediato da dor e o aumento do arco de movimento.
Técnica com eficácia imediata para aqueles pacientes que sentem dores articulares durante o movimento ou em repouso, e para quem sofre com restrição da amplitude de movimento, acompanhada ou não por um quadro de dor.
Pacientes pós operados, que não conseguem evoluir a amplitude de movimento, ou demoram para conseguir o melhor desempenho do movimento e maior estabilidade articular, no dia-a-dia, mediante avaliação, serão beneficiados sensivelmente pela técnica do Mulligan.