Dor no quadril? Você precisa entender…

Dor no quadril pode ser indícios de doenças que vão além da dor do local e podem indicar a necessidade de consultar um ortopedista. Veja alguns sinais para procurar um médico:

– Inchaço e sensibilidade ao toque;

– Estalo e sensação de deslocamento do osso;

– Dificuldade em realizar movimentos;

– Dor lombar;

– Dor nas juntas.

 

Quais doenças que afetam o quadril?

Os sintomas acima citados podem ser indícios de doenças como a artrose (inflamação ou deformação das articulações), osteonecrose da cabeça femoral (falta de circulação sanguínea na cabeça do fêmur), artrite reumatoide (doença autoimune que afeta as articulações), displasia (problema de alinhamento no encaixe entre a cabeça do fêmur e o osso do quadril) e impacto femoroacetabular (desgaste entre a cabeça e o encaixe da articulação, que causa alterações no formato e no funcionamento biomecânico do quadril), entre outras.

 

Tipos de dor no quadril

A dor aguda costuma ser o sintoma que auxilia no diagnóstico da doença que a causa. Ela é curável e, na maioria das vezes, costuma aparecer de forma repentina e têm duração limitada.

Já a dor crônica, é persistente e perde a função de alerta característica da dor aguda. O tratamento da dor crônica costuma envolver uma abordagem multidisciplinar e normalmente parte considerável dele está relacionada a uma mudança no estilo de vida.

 

Tratamentos para dor no quadril

O ortopedista especialista em quadril é o profissional mais indicado para uma análise clínica da condição do paciente.

Cada caso pede um tipo de tratamento. Simples mudanças de hábito e melhoria na postura podem ser suficientes em algumas situações. Outros tratamentos indicados são remédios como anti-inflamatórios e analgésicos.

O ortopedista também pode indicar o uso de muletas e andadores e terapias como  acupuntura e fisioterapia, entre outros, e a artroplastia, em situações mais graves, para a colocação de uma prótese.

Se houver diagnóstico de bursite, por exemplo, a fisioterapia costuma ser uma alternativa eficiente para trabalhar a flexibilidade, força, coordenação motora e postura. Aplicação de bolsas de gelo, anti-inflamatórios e infiltração de cortisona são outras opções.

A osteonecrose da cabeça femoral, por sua vez, é um quadro em que a necessidade de cirurgia aumenta. Ela causa a morte do tecido do osso, afetando a estrutura óssea, que muda de formato e dificulta o encaixe dos ossos no movimento do quadril.

Na artroplastia, o quadril natural é substituído por outro protético, para aliviar o quadro de dor. Essa cirurgia restaura a mobilidade do paciente e traz mais qualidade de vida.

 

Se você precisa de tratamento ortopédico (fisioterapia) para dores no quadril, venha para a Reabilitar Clínica.