Pilates e seus métodos
Objetivo do Método Pilates
O Método que fortalece o corpo sem deixá-lo excessivamente musculoso tem como objetivo principal, segundo o próprio Joseph Pilates, desenvolver a completa coordenação do corpo, da mente e do espírito.
Oferece o desenvolvimento da capacidade de se mover com conhecimento e domínio do próprio corpo utilizando princípios específicos para promover a integração entre eles, que são a concentração, a centralização (centro de força, powerhouse), a respiração, o controle, a fluidez e a precisão dos movimentos que serão abordados posteriormente. Isto é a contrologia.
Os exercícios podem ser executados por pessoas de qualquer idade, independente das condições físicas.
Diferentes Aulas Para o Mesmo Método
Mat
A modalidade de Mat foi a primeira criada por Joseph e compreende os 34 exercícios, chamados, inicialmente, a “Arte da Contrologia”.
É uma aula executada no solo com ou sem acessórios como a Magic circle, rolo, bola, faixa elástica.
Poderá ser praticada em grupo ou individualmente.
Na recuperação de lesões, a recomendação é que a aula seja individual devido ao tratamento ser individual e adequado a cada caso.
Nos atendimentos em grupo os alunos devem estar todos no mesmo nível (básico, intermediário, avançado e super avançado) para então progredir dentro da filosofia do Método.
Estúdio
No estúdio são executados exercícios nos aparelhos criados por Joseph mesclando com os de Mat. Além dos acessórios utilizados nas aulas de Mat, têm-se as molas, artefato criado por Joseph e que compõe os exercícios nos aparelhos, às vezes auxiliando e outras dificultando os exercícios.
Power Pilates
Pode ser agregado a qualquer outra modalidade. Pode ser feito nos aparelhos ou no mat.
O grande diferencial dele é não haver intervalos entre os exercícios, quando terminar um o outro tem que ser imediatamente iniciado, com uma sequência de exercícios que só acaba quando a aula terminar.
A regra é nada de descanso.
Não é indicado para iniciantes e pessoas sedentárias.
Pilates Acrobático
É feito nos equipamentos originais, mas os exercícios são executados com a menor base de apoio possível nos equipamentos.
Quanto menor suporte tiver o corpo, mais acrobático ele se torna. Indicado para alunos avançados com maior maturidade neuro-motora.
O aluno tem que passar pelo Método Pilates do básico ao avançado, entender todos os princípios para depois entender a construção dos exercícios acrobáticos.
Pilates Suspenso
É o uso de um tecido de suspensão conhecido como columpio.
Os exercícios em suspensão podem ser usados como parte da aula ao uma inteira no columpio.
O que o classifica dentro do Pilates é porque busca os princípios do método.
Os exercícios buscam a integração entre corpo e mente, trabalhando as capacidades físicas como força, resistência, estabilidade, alongamento e equilíbrio.
Em todos os exercícios observa-se o alinhamento corporal adequado, corrigindo a postura do praticante, e ativação constante do powerhouse.
É desafiador, divertido e possibilita a inversão parcial ou total do corpo, possibilitando uma descompressão da coluna vertebral.
SupPilates
É a prática do método sobre pranchas de SUP.
O Sup é abreviação de Stand Up Paddle, que significa, “remar em pé”.
Em pranchas grandes que inicialmente foram utilizadas para surfar, depois devido ao seu tamanho e capacidade de flutuação começaram a ser utilizada com remo onde o remador fica em pé.
E mais recentemente, o Pilates começou a ser praticado sobre essas pranchas, o que gera uma instabilidade de 100% por estar sobre a água e consequentemente aciona o mecanismo de equilíbrio corporal.
Apesar de parecer difícil pode ser adaptado ao nível de experiência do praticante, evoluindo conforme adquire confiança e consciência corporal.
Além de todos os benefícios, uma das vantagens é estar em contato com a natureza, trazendo uma sensação de paz.