Desenvolvido na década de 80 pelo Doutor Brian Mulligan, o conceito Mulligan é uma técnica de terapia manual que tem como objetivo o reposicionamento articular. Existem várias maneiras de aplicar a técnica em diferentes segmentos corporais, e sempre deve ser executada em posições anti-gravitacionais ou em movimento.
No início dos anos 80 Brian Mulligan teve seu primeiro sucesso com MWM (Mobilization With Movements), o que produziu uma mudança completa na forma de abordar seus pacientes com terapia manual. As técnicas utilizadas restauraram as falhas posicionais decorrentes de traumas e desequilíbrios musculares.
Falhas de postura podem limitar movimentos fisiológicos, além de causar dor e desconforto no paciente. As técnicas do Conceito Mulligan foram desenvolvidas para reparar essas falhas. A técnica deve ser executada de forma indolor, pois se houver dor significa que a terapia não foi eficaz.
A aplicação clínica do Conceito mulligan envolve a combinação de uma mobilização articular associada ao movimento fisiológico ativo. O Conceito Mulligan é baseado na restauração do alinhamento normal de uma articulação, o que resulta no aumento da flexibilidade e função da mesma. Aplicações repetidas do procedimento deverão restaurar a memória do movimento e manter a correção de falhas posicionais.
Após lesão ou injúria a articulação pode assumir uma posição ligeiramente anormal. Uma das técnicas do Conceito Mulligan é o Tape que pode ser usado para manter a correção da articulação. O objetivo principal da aplicação do Tape é manter a reposição da falha posicional.
O Conceito Mulligan apresenta diversos benefícios, dentre eles os principais são: Alívio imediato ou diminuição da dor e melhora da biomecânica articular.
Na maioria dos casos, as técnicas de tratamento devem ser aplicadas em posição com o paciente de pé ou sentado, o que oferece várias vantagens: o condicionamento é mais confortável para o paciente do que dobrado ou inclinado para a frente, principalmente no caso do idoso e o paciente que apresenta dor severa e refere dificuldade no movimento sem a exacerbação da dor.
Na terapia manual, existem diferentes modelos de técnicas de mobilização e manipulação articular que podem ser realizadas com técnicas de contatos muito suaves ou até mais enérgicas, como as de alta velocidade e baixa amplitude. Os conceitos atuais sobre a aplicação das técnicas são variados e dependem da habilidade versus formação dos profissionais.
No campo da fisioterapia esportiva, o conceito Mulligan amplia os horizontes de possibilidades terapêuticas, permitindo que os pacientes sejam tratados, sempre que possível, na posição em que os sintomas acontecem.
Se você gostou e quer saber mais sobre essa técnica, entre em contato com a Clínica Reabilitar.