A falta de cuidados e prevenção na terceira idade pode trazer dores, insônia, dependência de terceiros, sem falar dos acometimentos neurológicos, como o Alzheimer, o Parkinson, derrames cerebrais, etc.
A realização de uma atividade física pode mudar esse panorama na vida de um idoso.
Entenda quais são os principais benefícios que o método Pilates pode oferecer.
Durante o envelhecimento o organismo perde massa muscular, diminuindo assim o metabolismo e reduz a densidade óssea, tornando assim a pessoa bem mais vulnerável a inúmeras doenças na coluna, outras articulações e no coração.
Atividades físicas para idosos são cruciais para manter tanto a saúde mental quanto a saúde física.
O tempo provoca mudanças no metabolismo e essas mudanças não são apenas biológicas, físicas, mas são também mentais e emocionais. É difícil manter o mesmo ritmo de vida quando seu corpo já não o acompanha na mesma velocidade.
O método Pilates para os idosos, é uma das melhores alternativas para o público nessa fase da vida, pois combina exercícios com baixo impacto, trabalha os músculos específicos a cada necessidade, a coordenação e o fortalecimento, além da conservação da massa muscular e condicionamento cardiovascular.
O Pilates para idosos, é um exercício físico que não apresenta muito impacto, o que o torna seguro. O método trabalha em áreas do corpo que são fundamentais para qualquer pessoa, principalmente na 3ª idade.
Trabalha principalmente corrigindo a postura, ativando a circulação e tencionando os músculos, através de exercícios de alongamentos, que estimulam o corpo a obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações propensas a artrose e dores generalizadas.
Além disso, trabalha os músculos profundos, incluindo os que controlam o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo, prevenindo a incontinência urinária e fecal, muito frequente nessa idade.
Nessa fase da vida existem diversas limitações em atividades diárias, como sentar e levantar, amarrar um tênis, dentre outros e o Pilates pode tornar essas tarefas mais fáceis de ser realizadas.
Os benefícios do Método Pilates para idosos incluem aumento da densidade óssea, melhoria da flexibilidade nas articulações e postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, proporcionando satisfação total aos praticantes que desejam obter melhoria da qualidade de vida.
Confira mais especificamente outros benefícios para os idosos praticantes do Pilates:
- Alívio da dor
- Alívio do estresse;
- Prevenção de lesões
- Melhora dos reflexos
- Melhora a mobilidade
- Melhora a flexibilidade
- Maior percepção dos movimentos
- Melhora do equilíbrio
- Melhora da velocidade de andar
- Melhora da autoestima
- Diminuição da depressão
- Mantém o peso corporal
- Fortalece os músculos das pernas e costas
- Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea
- Ajuda no controle do Diabetes, artrite e doenças cardiovasculares
- Melhora as reações posturais.
Concluindo…
Tendo em vista o que a idade faz com nosso corpo e mente, fica fácil sabem que o Pilates para idosos é uma ótima alternativa, recomendada por médicos, para quando a idade chega. Nós, instrutores, sabemos que quanto mais cedo o aluno ou paciente começa a cuidar de sua saúde, com alimentação e exercícios físicos, melhor.
Sendo assim cabe a nós passar corretamente os exercícios direcionados ao público de terceira idade, para que eles alcancem os objetivos que buscam quando começam a praticar. Se tudo for realizado da melhor forma, os benefícios citados vão ser alcançados e a qualidade de vida vai aumentar muito.
Como prova do quão bom pode ser, o criador do método, Joseph Pilates, praticou Pilates com até mais de 80 anos. Pessoas próximas a Joseph relataram que ele era tão ágil quanto um adolescente.
Fonte: Blog Pilates